sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Representação da VIA SACRA 2007






Com a garantia de que não é mentira… estamos a preparar, para o dia 1 de Abril, Domingo de Ramos, a representação da Via-sacra.
Esperamos que as saudades deixadas pelo facto desta iniciativa não se ter organizado no ano anterior consiga atrair mais visitantes ao alto de Santa Eufémia. O 1236 vai, mais uma vez, dar o seu melhor para que esta organização seja um êxito… Como sempre, contamos com todos!

domingo, 18 de fevereiro de 2007

100 MÁSCARAS 2007




Depois de Queiriga, Ferreira de Aves, Lageosa, Silvã de Cima e Penalva do Castelo., o sexto “100 MÁSCARAS “ do 1236 levou-nos até à bonita vila de Mões. O objectivo deste acantonamento era aperfeiçoar os nossos conhecimentos sobre as funções que desempenhamos nos bandos, patrulhas ou equipas…
Começámos no sábado, dia 17, com uma visita de estranhos aromas às Termas de Carvalhal. As águas destas termas são indicadas para doenças de pele, músculo-esqueléticas, digestivas, respiratórias e outras. Foi uma visita agradável que nos permitiu conhecer coisas novas! Durante a tarde, depois de uma caminhada com a chuva a ameaçar e a cair mesmo, lá chegámos à EB123 de Mões onde iríamos pernoitar. Dedicámos a tarde aos ateliers de funções: socorristas, animadores, guias e secretários foram as funções escolhidas mas todos tiveram oportunidade de participar pois estes cargos não são estáticos e todos podem, um dia, vir desempenhá-los.
À hora de jantar tivemos a visita de um frade muito estranho que ensinou uns velhos avarentos a fazerem SOPA DA PEDRA que foi logo ali saboreada mas nem sempre apreciada… seguiu-se o Fogo de Concelho nunca visto, bem preparado pelos animadores e com umas visitras inesperadas de uns certos Entrudos... os jogos nocturnos e uma noite algo conturbada…No dia seguinte, depois do pequeno almoço, das limpezas e da Eucaristia na Igreja Paroquial de Mões iniciámos o raid que atravessou as magníficas paisagens de onde a vista podia alcançar Serras como a de Montemuro, Caramulo, Estrela… um descanso para os nossos olhos cansados. E cansados foi como chegámos a casa por volta das sete da noite, depois de algumas partidas que a escuridão pregou a certos aventureiros… os nossos esqueletos já pediam mesmo uma caminha!