quarta-feira, 11 de julho de 2007

INCÊNDIOS FLORESTAIS - Todos devemos ter 1 papel activo

Caros escuteiros e frequentadores do blog...
Aproveito para transcrever aqui uma mensagem de Andreia Gama, Coordenadora do "Projecto De Olhos no floresta", relativa a esta época em que as condições climatéricas são mais propícia à deflagração de incêndios florestais. Todos devemos ter um papel activo enquanto vigilantes da floresta para que a área ardida seja inferior à dos últimos anos . (…) O que cada um de nós pode fazer…

- Em caso de risco ou de incêndio contactar través do número de emergência 112 (chamada gratuita) ou 117;

- Evitar as actividades de risco junto aos espaços florestais. Ex: uma beata num dia quente e seco pode provocar um incêndio;

- Se é proprietário florestal, opte pelas espécies autóctones, evite a monocultura, e mantenha espaços agricultados;

- Se vive num espaço rural limpe, em volta da sua casa, uma faixa de terreno de protecção com 50 metros de largura;

- Não abandonar lixo na mata;

- Conservar caminhos e corta-fogos limpos;

- No período crítico estival não utilizar máquinas agrícolas e florestais que possam provocar faíscas ou fagulhas. Apenas são permitidas estas máquinas quando associadas a dispositivos tapa-chamas.

O que não devemos fazer …

- Queimar os matos e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como realizar fogo para recreio ou lazer. Não são actividades sem risco, mesmo sendo no seu jardim e tendo água próxima. Um fogo mal extinto pode, mesmo depois de muito tempo, reactivar-se sem controlo. As chamas, através da acção do vento, podem avançar rapidamente e provocar um incêndio grave;

- As queimadas são utilizadas para renovação das pastagens. Estas só deverão ser realizadas fora do período crítico e em dias com as condições climatéricas adequadas, devendo ter o acompanhamento de um técnico credenciado, necessitando ainda de autorização por parte da Câmara Municipal;

- Foguetes e fogo de artifício não são permitidos nos espaços rurais, dado constituírem uma causa frequente de incêndios nas periferias das aldeias/vilas;

- Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior ou nas vias que delimitam ou atravessam um espaço florestal. O início de incêndios junto a estradas e auto-estradas é numeroso: uma beata lançada para as bermas inflama rapidamente as ervas secas, passando para os arbustos e então para a floresta na proximidade.
Nas vossas actividades diárias habituais estejam atentos à Floresta, especialmente em dias de maior risco. A probabilidade de controlar um incêndio é maior quanto mais rápida ocorrer a primeira intervenção!

Em caso de risco ou de incêndio contactar através do número 112 (chamada gratuita) ou 117 (…)

Sempre Alerta...

LOBITOS - Acampamento

Nos dias 25 e 26 de Julho os nossos Lobitos fizeram um acampamento. Sempre alegres e bem dispostos iniciaram a sua caçada com um valente “raid” até Vale de cavalos, na vizinha freguesia de Côta, onde acamparam durante a noite... Íamos em busca de um leão que nunca chegou a aparecer, apesar de o termos procurado até nas águas frias do pedregoso rio Vouga!
À chegada à mata de Vale de Cavalos esperavam-nos os chefes, já com o jantarinho pronto e as tenditas montadas! Foram muito simpáticos pois chegámos um pouco atrasados e já era de noite!
Seguiram-se alguns jogos onde íamos ficando decapitados de tanto rir…
No dia seguinte a caçada continuou e meteu águias ferozes, andorinhas, melros, pombos, periquitos, veados e até cabras…
Chegámos até Fráguas. Esta bonita aldeia situa-se na margem direita do rio Paiva e tem uma magnífica praia fluvial, onde almoçámos, demos uns valentes saltos para a água e acho que até andámos de gaivotas (só nos faltava este animal na colecção…).
Os lobitos estão todos de parabéns pelo empenho que demonstram ao longo de mais uma magnífica caçada!


Ch. Jonas

Festa de S. Tiago – Patrono da Paróquia de Cepões e do Agrupamento de Escuteiros



Segundo a Bíblia, São Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu e de Salomé. Tinha como irmãos S. João, também ele apóstolo e evangelista. É chamado de “maior” para se distinguir de Tiago (menor) apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu.
Desconhece-se a data de nascimento mas sabe-se que S. Tiago Maior faleceu em 0044 d.C. em Jeruslém. Terá sido mandado decapitar por ordem de Herodes Agripa I, rei da Judeia e transportado para a actual Santiago de Compostela onde ainda hoje se acredita estar a sua tumba… muitos crêem que S. Tiago tenha passado pela Península Ibérica, pregado a doutrina cristã.

A imagem de S. Tiago de Cepões apresenta como um peregrino levando consigo uma vieira (concha), um livro, um cajado, o chapéu de caminhante, tão parecido com os chapéu de BP… a cabaça que acompanha S. Tiago é também o símbolo do nosso Agrupamento. No dia 25 de Julho é certo e sabido que é dia santo e feriado em Cepões e, fazendo jus à tradição, a imagem de S. Tiago carregará ainda cacho de uvas. Afinal de contas lá diz o velho dito popular que “pelo São Tiago pinta o bago”!

VII ACAGRU - Asterix nos Jogos Olímpicos


De 5 a 11 do Mês de Hecatombéon na cidade olímpica da Faia, para as bandas da Grécia esperam por nós os Jogos Olímpicos.
O ideal dos nossos jogos será o mesmo que orientou os primeiros Jogos Olímpicos que se realizaram na antiga Grécia: Solidariedade, União e Esperança pela Paz. O Desafio é enorme e o imaginário estimulante…
…vamos recuar até ao ano 50 a.C. (o mundo ocidental era dominado pelos romanos)!
Agucem as ferramentas e ergam paliçadas que resistam às invasões!
Chefe Tino

Pioneiros – Os Sentidos, Eu e o Mundo


O Grupo Pioneiro está de partida para um novo empreendimento.
No fim de semana de 14 e 15 de Julho vão até aos Moinhos de Ariz onde esperam reencontrar dois distintos amigos do nosso Agrupamento… lembram-se deles?
...
DIVIRTAM-SE...
...digam-lhes que mandamos abraços e depois contem-nos como foi!

domingo, 1 de julho de 2007

INICIATIVA - Presentes pela Paz

Uma boa Ideia em...

TELEVISÃO - Programa sobre o Centenário do Escutismo


O Canal 2 da RTP deverá transmitir, no próximo dia 25 de Julho, às 18h30, um programa, sobre o Centenário do Escutismo.
Aproveita e fica a conhecer mais sobre o Movimento Escutista. Depois, podes aproveitar este post para poblicar as tuas ideias sobre o tema.

VIGÍLIA E PROMESSAS – O Sol das nossas Vidas

“O Sol das nossas Vidas” foi o tema da vigília que decorreu nas lajes do Azival, no dia 1 de Junho. O ambiente criado pela escassa luz propiciou belos momentos de reflexão sobre o compromisso que iria ser assumido no dia seguinte… os lobitos recordaram a todos as leis e as máximas, sendo seguidos por representantes das outras secções que assumiram em nome do grupo o compromisso com as Leis e os Princípio do CNE.
O compromisso mais claro acabaria por ser assumido na Eucaristia dominical, perante toda a comunidade. A Francisca, a Inês, a Rosália e o Simão são os nosso novos Lobitos. O André e a Jéssica passaram a pertencer de corpo inteiro aos Exploradores. Nos Pioneiros fizeram promessa a Carina, o João Marcelo, a Quica, o Rui, a Tânia e o Zezito. Os novos Caminheiros são o Pe-Pê, o Hugo, o Micael e o Tiago.

Assim é que é, assim é que é…


Se Eu fosse uma ave, queria voar
Voar, voar bem alto e tocar
Tocar as nuvens, tocar o céu, tocar o sol
Tocar, tocar o infinito…
Mas não sou uma ave…
Se eu fosse um pincel, queria pintar
Pintar, pintar de amarelo
Pintar de verde, azul
Pintar de vermelho, branco
Mas não sou um pincel…

Se eu fosse uma melodia, queria cantar
Cantar, cantar silenciosamente
Cantar no ouvido do tempo
Cantar e encantar pacientemente
Mas não sou uma melodia…

Se eu fosse um anjo, queria guardar
Guardar, guardar a simplicidade
Guardar o brilho do teu olhar
Guardar sorrisos da vida que não pára
Mas não sou um anjo…

Sou uma criança, um jovem, um adulto
E quero acreditar, sonhar e imaginar
Acreditar na fé e esperança
Sonhar que posso alcançar
Imaginar corações e pintar de mil cores
O mundo de Paz ….

Alcide Costa