domingo, 16 de março de 2008

Votos de uma SANTA PÁSCOA

Viu e acreditou... ou acreditou e viu?

PIONEIROS - Dia II

Este é sem dúvida o dia mais difícil do percurso: vencer dois quilómetros, sempre a subir até aos 433 m de altitude, no cimo da Serra da Labruja é para malta rija!

A subida da Serra da Labruja, de bicicleta à mão, com a seta a apontar para cima (a seta amarela é caracterisitica do caminho portugês)...

... outra zona difícil (não seria melhor levarem uma canoa?)...
... e a ponte sobre o Rio Coura. O Caminho até Valença é bem mais fácil!


Aí as setas amarelas vão desaparecer e os nossos aventureiros passam a seguir as vieiras, no caminho espanhol...

PIONEIROS - Dia I

Olha-os em Barcelos...
Sei que o famoso galo ficou muito orgulhoso com a presença dos Pioneiros do 1236!


...em Pinte de Lima...... e perto de Labruja!
Bravo Zé, vejo que foste o primeiro (a seguir ao fotografo) a mostrar coragem para atravessar a ponte!
Hoje os nossos amigos, depois de uma dura jornada e talvez de «bicla» às costas, entrarão em terras «espaniolas»...

BUENA SUERTE

terça-feira, 11 de março de 2008

PIONEIROS - Peregrinação a Santiago de Compostela em Bicicleta


Cingidos por uma auréola de certa ingenuidade, no raiar do ano escutista, votámos para 1.º Empreendimento uma Peregrinação a Santiago de Compostela em Bicicleta. Desde logo, o propósito afigurou-se-nos como uma oportunidade única de partir em aventura, realizando, ao mesmo tempo, um sonho. Lançámos, pois, pernas e coração ao nosso Empreendimento, com a coragem (cor + agem = agir com o coração) que caracteriza um verdadeiro Pioneiro.
E porque sabíamos das exigências do projecto, organizámos várias actividades de preparação (físicas e não só):
Ainda no ano velho estivemos em Ariz e aproveitámos para visitar o Senhor Augusto e a Senhora Arminda no seu idílico moinho; já no ano novo encetámos a mais longa jornada da nossa preparação, (80 km) até ao Santuário de Nossa Senhora de Chão de Calvos, na Freguesia de Pala, concelho de Mortágua e, pelo caminho, pudemos conhecer algumas passagens bíblicas do Apóstolo Tiago; fomos também a Castro Daire, por alturas do 100 Máscaras 2008; mais próximos de hoje e, portanto, da data da peregrinação, intensificámos os preparativos, com treinos aos Sábados e aos Domingos.
Tam tam tam tam
Começou a contagem decrescente. Movidos por um intenso sentido de busca (principalmente interior) e de aprofundamento da fé, o que parecia um sonho vai, finalmente, concretizar-se. A FESTA do Empreendimento, “PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO”, tem início no dia 14 de Março com uma missa de Bênção aos Peregrinos pelas 19h 30m, na Igreja Paroquial. Às 5 horas da madrugada do dia 15, os Pioneiros rumam em carrinhas, carregando as bicicletas, até Vilarinho no concelho de Vila do Conde, de onde iniciarão a Peregrinação. Durante os dias 15, 16, 17 e 18, andaremos algures por aqui (seguindo ora setas ora vieiras amarelas):






E pela tarde do dia 18, com a ajuda de SANTIAGO, Patrono do nosso Agrupamento, e com a Bênção JESUS, estaremos aqui:




No dia 19 regressaremos e contaremos os pormenores.


Abraços em CRISTO e em BP.


GRUPO PIONEIRO